
O professor pombalense José Romero Araújo Cardoso (48), faleceu na noite desta sexta-feira (15/06) no vizinho estado do Rio Grande do Norte, onde residia há vários anos.
A informação foi repassada pelo também professor e chefe do departamento de Geografia do Campus – Fábio Ricardo Silva Bezerra, confirmando o óbito por volta das 18h50.
“Romero de Lia”, como era conhecido, residia na cidade de Mossoró onde atuava como professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Ainda segundo Fábio Bezerra, o colega se encontrava internado há dias em virtude de complicações cardiorrespiratórias.
Especialista em Geografia e Gestão Territorial, além de Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi autor de vários livros.
José Romero também demonstrava grande interesse pelo cangaço, tema que o levou a pesquisar sobre o assunto e participar de vários eventos relacionados ao regionalismo que tanto servia de base para as suas pesquisas. Foi de sua autoria a obra “ Mossoró e a Resistência a Lampião”.
Romero também chegou a colaborar com o Portal Liberdade PB através do envio de material de sua autoria e artigos relacionados a temática que ele defendia.
José Romero Araújo Cardoso – nasceu em 28 de setembro de 1969, em Pombal (PB), filho de Maria de Lourdes Araújo Cardoso e Severino Cruz Cardoso.
Graduou-se em Licenciatura em Geografia pelo Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa (PB).
Cursou especializações em Geografia e Gestão territorial e em Organização de Arquivos. Submeteu-se, em 1998, a concurso público para docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró (RN), obtendo primeiro lugar.
Foi professor Adjunto. Concluiu, em julho de 2002, mestrado em desenvolvimento e meio ambiente-PRODEMA-UERN, com dissertação versando sobre a importância da caprino-ovinocultura em assentamentos rurais de Mossoró (RN).
Assessorou a Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense, por onde lançou os seguintes livros: Nas Veredas da Terra do Sol (1996); Terra Verde, Chapéu de Couro e Outros Ensaios (1996);Aos Pés de São Sebastião –novela sertaneja (1998); Fragmentos de Reflexões –ensaios selecionados (1999);
A Descendência de Jerônimo Ribeiro Rosado e Francisca Freire de Andrade – A Família de Menandro José da Cruz (2001); A Importância da Caprino-ovinocultura em Assentamentos Rurais de Mossoró-RN (2002); e Euclides da Cunha e as Secas (2005).
É autor de inúmeras plaquetas, a exemplo de Mossoró e a Resistência a Lampião (2002) e de Maria do Ingá a Maringá (2003).
Foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e sócio da Associação Paraibana de Imprensa, além de sócio fundador do Grupo Benigno Ignácio Cardoso D’Arão.
Marcelino Neto