Mesmo com a ausência de um PROCON, uma fiscalização a alguns estabelecimentos comerciais na cidade seria importante para garantir a qualidade dos alimentos vendidos à população.
Na Paraíba algumas irregularidades tem sido observadas, principalmente alimentos vendidos com data de validade vencida. Situação que tem chamado a atenção de autoridades.
Apesar de bons serviços prestados em nível local, aqui em Pombal não seria interessante uma maior atuação para verificar se alguns pontos comerciais estão dentro da regra quanto ao armazenamento, higiene e até mesmo a venda de produtos alimentícios?
Como estariam esses produtos, quando poucas pessoas costumam observar a validade, até mesmo, a condição de consumo.
Essa seria também uma atribuição da Vigilância Sanitária em defesa da saúde da população quanto a comercialização de alimentos impróprios ou irregulares.
Não é que em Pombal esteja acontecendo, mas na Paraíba vários casos notificados.
Entre itens apreendidos frios, bebidas, sucos, linguiças e outros alimentos que colocam risco a saúde de quem os consome.
Diante do exposto, não custa nada fiscalizar mais atentamente para descobrir se não estão contrariando o que determina o Código de Defesa do Consumidor.
Sem dúvidas, pontos comerciais precisam ter higiene e itens vendidos em boas condições, mas infelizmente nunca foi regra para todos.
Fiscalizar ainda é o melhor caminho, afinal a palavra promoção o consumidor encontra afixada nos cartazes, mas nunca vai observar alguma dizendo, produto vencido.
Existem comerciantes conscientes, mas também aqueles que não estão preocupados com a saúde de muitos, vender e não perder nada é a palavra de ordem.
Daí a necessidade de uma fiscalização e nesse trabalho Pombal também é Paraíba.
Marcelino Neto