Repercute em alguns órgãos de imprensa do Sertão, a informação de que ambulâncias do SAMU de Pombal estariam quebradas limitando o atendimento ao público na cidade e municípios polarizados.
Segundo o repassado, dos três veículos de urgência e emergência existentes na base local, sendo dois de Suporte Básico (USB) e um de Suporte Avançado (USA), apenas um estaria operacionalizando. O restante se encontra quebrado ou passando por manutenção.
Em casos de necessidades, como já aconteceu, o Corpo de Bombeiros Militar tem suprido a demanda no atendimento pré-hospitalar, assim como a utilização de viaturas de outras cidades já foram encaminhadas para a prestação do serviço.
Recentemente, o Ministério da Saúde repassou uma nova ambulância, mas a mesma continua aguardando vistoria da Vigilância Sanitária para entrar em funcionamento.
De acordo com o setor responsável da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Serviço Avançado (USA) se encontra na mecânica em Campina Grande, já a de Suporte Básico (USB) passando pelo mesmo processo em Pombal.
A previsão é que até o inicio da próxima semana o problema seja resolvido.
Diante do exposto é publico e notório que tal circunstância compromete o atendimento à população.
“Mesmo com a baixa na frota, o serviço está funcionando” afirmou um profissional lotado no Serviço de Atendimento local.
Redação – Portal Liberdade PB