A Gerência da Cagepa – Regional das Espinharas, sediada na cidade de Patos, repassou a redação do Portal Liberdade PB esclarecimentos sobre o fato verificado na manhã deste domingo (30) quando a torre da Estação de Bombeamento localizada entre os municípios de São Bentinho e Condado registrou “extravasamento” de água.
O fato chamou à atenção de quem passava pelo trecho localizado as margens da BR 230.
A situação chegou a ser divulgada nas redes sócias, através de um vídeo que acabou “viralizando” por mostrar o desperdício de água, hoje um bem precioso.
A reclamação foi originada por volta das 08h30, já a reparação aconteceu às 10h30, através.
O Sistema Integrado Coremas-Sabugi, atualmente atende as cidades de São Bentinho, Condado, Malta, São José de Espinharas, Patos e seu distrito Santa Gertrudes, São Mamede, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi.
Segundo o Setor de Manutenção da empresa, em contato mantido com a redação do site na manhã desta segunda-feira (01/10), o fato foi ocasionado pelo acúmulo de ar num determinado trecho da adutora ocasionando o transbordamento.
Logo que tomaram ciência da situação, uma equipe saiu para providenciar a manutenção ao longo da adutora, com isso foi sanado o problema.
Para um dos técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba a situação não é comum, porém acontece.
No entanto não descartou a possibilidade de violações praticadas por terceiros, visando à retirada do precioso líquido.
Nestes casos existe a paralisação do seu funcionamento.
Em outros casos, por se tratar de água bruta, uma obstrução também pode ser ocasionada por vegetação aquática.
“Não é uma coisa que acontece com frequência, mas pode acontecer”, informou o funcionário responsável pelo referido setor.
Segundo ele o bombeamento voltou à normalidade ainda durante a manhã.
Outro esclarecimento prestado sobre o contratempo foi que a unidade da Cagepa de Pombal não tem nenhuma responsabilidade, já que é de competência do Regional das Espinharas, por se tratar da Adutora Coremas-Sabugi.
Marcelino Neto