A campanha “Papai Noel dos Correios” neste ano 2018 volta a contar com a adesão da agência de Pombal.
A atividade, já oficialmente lançada, possibilita a adoção de cartinhas de alunos carentes da rede pública, além de disseminar valores natalinos, como a solidariedade.
Sendo assim, quem desejar apadrinhar o pedido de uma criança deve passar na referida agência e escolher aquelas missivas que estão disponíveis para o devido atendimento.
Um dos objetivos do projeto é estimular as crianças a escreverem cartas.
Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.
Os participantes da campanha são estudantes de escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches e núcleos socioeducativos.
O presente do “padrinho” deve ser entregue no mesmo ponto onde a carta foi colhida possibilitando, deste modo, que muitos sejam atendidos.
Como surgiu
A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados, que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes.
Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.
Funcionamento da campanha
A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências.
Também não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é divulgado ou informado ao padrinho que pode ter acesso apenas ao conteúdo da escrita.
As datas, locais e horários da campanha podem variar, no caso especifico de Pombal, o dia da entrega ainda será definido e posteriormente informando a imprensa.
Marcelino Neto