
Começa oficialmente nesta quinta-feira (04/10) a Festa de Nossa Senhora do Rosário, có-padroeira do município de Pombal.
A programação foi aberta às 5h com a cerimônia de abertura das portas da igrejinha localizada no centro histórico da cidade pelo grupo folclórico “Pontões” e Irmandade do Rosário.
Os ilustres personagens reverenciaram a “Virgem Maria” ao som dos seus maracás enfeitados com fitas multicoloridas. O momento foi marcado pela emoção dos presentes que tradicionalmente também acompanham a comemoração.
Na sequência aconteceu a reza do Ofício de Nossa Senhora, com um café da manhã oferecido aos presentes na Casa Paroquial.
A programação continua a noite com hasteamento da bandeira, apresentação dos grupos folclóricos e missa solene, tendo como celebrante Pe. Francisco César Pamplona Pinheiro a partir das 17h.
O evento prossegue até o próximo dia 14 abordando o tema: “Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14), fazendo alusão ao ano laicato, cujo objetivo é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas aprofundando as suas identidades, vocações e espiritualidades na missão de testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.
A festa, pela sua tradição social e religiosa, tornou-se ao longo dos anos um dos principais atrativos da cidade e motivo de reencontro.
Como novidade este ano o palco ficará ao lado da Igreja do Rosário, tendo a sua frente para a Escola João da Mata.
De 04 a 11 de outubro, por motivo da primeira semana da abertura, serão oferecidos mil assentos.
Já de 12 a 14 serão dois mil lugares para acolher aqueles que irão participar do momento celebrativo.
Outra novidade informada será quanto ao domingo, quando acontece o encerramento.
Devido à temperatura a tradicional “Procissão do Rosário” será mais cedo, saindo às 6h. Já pontualmente às 7h missa presidida pelo bispo diocesano Francisco de Sales Alencar Batista.
Na parte cultural todas as noites serão registradas apresentações de grupos folclóricos, além de atrações artísticas com pessoas da terra, incluindo a edição este ano da “Mais Bela Voz” e um festival de prêmios.
PADRE JOSÉ TRAJANO COMENTANDO A ABERTURA DA EDIÇÃO 2018 DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Marcelino Neto