
Depois de muita indefinição se haveria ou não o Campeonato Paraibano de 2021, por falta de recursos, um “novo velho problema” ameaça o início do estadual: a falta de laudos liberando os estádios. A informação foi dada pelo procurador Valberto Lira, presidente do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e da Comissão de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba. E mais: até mesmo as estreias de Botafogo-PB e Treze na Copa do Nordeste estão ameaçadas.
De acordo com Valberto, mesmo sem público, os laudos seguem necessários para a autorização de jogos na Paraíba.
– Nenhum estádio do Campeonato Paraibano está com laudo atualizado e, portanto, nenhum pode receber jogos, independente de torcida (Valberto Lira)
Os laudos não são só para torcedores. Sim para o público em geral: atletas, árbitros, gandulas, a imprensa que vai cobrir o campeonato. Enfim, para todos – explicou o procurador.
Sobre as competições promovidas pela CBF, no caso a Copa do Nordeste (início no dia 27 de fevereiro) e a Copa do Brasil (5 de março), Valberto Lira foi enfático e garantiu que, a preço de hoje, Botafogo-PB, Treze e Campinense não poderiam jogar na Paraíba.
– Estamos enviando ofício à CBF relatando a situação da inexistência dos laudos (Valberto Lira)
Mas nem tudo está perdido. De acordo com Valberto Lira, uma reunião com a Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes deve acontecer na próxima semana. E, dependendo da agilidade para se conseguir os quatro laudos necessários – Crea, Polícia Militar, Bombeiros e Vigilância Sanitária – as competições podem acontecer normalmente dentro dos prazos previstos.
– Estamos em contato com a Federação e vendo a agenda com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Possivelmente na próxima semana estaremos nos reunindo para discutir essa questão – explicou Valberto Lira, lembrando que todos os clubes foram alertados ainda em setembro do ano passado da necessidade de se renovar os laudos para a temporada de 2021.
Sem público no Campeonato Paraibano
Para quem esperava ver novamente as arquibancadas cheias em 2021, com a chegada das vacinas contra a Covid-19, é bom não contar muito com isso. Pelo menos para o Campeonato Paraibano. Valberto Lira se mostrou irredutível com essa possibilidade. E avisou ainda que não vai tolerar sequer as famosas aglomerações fora dos estádios.
– Ainda estamos vivendo numa pandemia. Vamos procurar cadastrar todas as torcidas organizadas e buscar meios para coibir as aglomerações, inclusive com ação da Polícia Militar antes dos jogos.
Na final do Campeonato Paraibano e na reta decisiva da Série C, as torcidas de Treze e Botafogo-PB protagonizaram cenas de aglomeração para comemorar as conquistas – no caso, título estadual e permanência na Série C, respectivamente. A ideia é que a Polícia Militar aja com rigor para que tais manifestações não aconteçam mais.
Fonte: GE PB
Envie informações para a redação do nosso site pelo WhatsApp.