O Campeonato Paraibano da 2ª divisão vai conhecer o seu primeiro finalista nesta quarta-feira. No Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, o São Paulo Crystal recebe o Esporte de Patos em duelo marcado para as 20h15. Por enquanto, o confronto de 180 minutos está empatado em 3 a 3, e a tendência é que o equilíbrio permaneça. Ao final dos 90 minutos decisivos, um dos clubes vai garantir a vaga na elite do futebol do estado em 2019.
O duelo acontece em meio às polêmicas vividas nos bastidores da competição. Isso porque, durante esses 10 dias de pausa do primeiro para o segundo jogo, o Esporte de Patos chegou a solicitar o jogo fosse realizado à tarde e também que o confronto fosse suspenso. O primeiro pedido se deu por receio de que o fato de os refletores do Carneirão funcionarem à base de geradores possa acarretar problemas. A FPF negou. Já o segundo pedido foi devido ao imbróglio judicial envolvendo o duelo da outra semifinal – entre Sport-PB e Perilima -, que foi suspenso até que a Águia de Campina seja julgada por supostamente ter escalado um jogador de forma irregular. A FPF também negou.
Problemas à parte, dentro de campo, o negócio muda de figura e a disputa deve seguir acirrada. Entre as duas equipes, a melhor campanha é do Tricolor de Cruz do Espírito Santo, que possui seis vitórias e um empate. Todavia, o Pato não fica tão atrás e também está invicto, com cinco triunfos e dois empates.
E quem vive uma enorme expectativa é o técnico Jazon Vieira, do São Paulo Crystal. O experiente comandante pode fazer história em caso de vitória e levar a equipe ao primeiro acesso. O treinador afirmou que o duelo vai ser um divisor de águas.
– O jogo de quarta-feira vai ser um divisor de águas, por isso estamos nos preparando com muito foco. Mas a gente precisa se conscientizar de que não vamos ter uma vida fácil. No lado de lá tem uma equipe experiente, tradicional. São jogadores cascudos, adaptados a esse tipo de competição, são vencedores. Então a gente precisa estar bem preparado, continuar atento, segurar a ansiedade dos garotos. O objetivo é fazer um grande jogo em nossos domínios – contou o técnico do São Paulo Crystal.
Do outro lado do confronto, o Esporte de Patos aposta na tradição e no currículo do seu treinador. Inclusive, Marcos Nascimento é o atual campeão da 2ª divisão, quando recolocou o Nacional de Patos na elite do futebol do estado. Para a batalha diante do São Paulo Crystal, o técnico do Alvirrubro aposta em um confronto mais estudado, com menos gols e defesas mais atentas.
– Vai ser um confronto muito estudado, tendo em vista que as duas equipes já se conhecem e são equivalentes. Mas eu acho que o São Paulo Crystal tem uma ligeira vantagem, por jogar em casa, por ter iniciado antes a preparação para o campeonato. Mas é uma decisão, e o que vai pesar mesmo é a determinação, a concentração nos detalhes para conseguir acertar nos momentos cruciais – disse Marcos Nascimento.
Para chegar à decisão e, consequentemente, garantir o acesso, cada clube precisa fazer a sua parte e vencer o jogo. Em caso de novo empate, a decisão vai para as penalidades.
Fonte: GE/PB