
Rio de Janeiro e Fortaleza retomaram a vacinação com a 2ª dose da Coronavac na manhã desta segunda-feira (3). Contudo, ao menos 7 capitais permanecem com problemas no estoque e estão sem imunização.
- Aracaju
- Belo Horizonte
- Belém
- Campo Grande
- Porto Alegre
- Porto Velho
- Recife
No domingo, eram 8 as capitais com vacinação contra o coronavírus interrompida. Belém entrou na lista, apesar de ter recebido doses do Ministério da Saúde no fim de semana. Porém, as doses seguem em fase de distribuição e o cronograma será divulgado hoje, segundo a prefeitura.
Os problemas nos estoques acontecem após o Ministério da Saúde recomendar que as vacinas guardadas para a 2ª dose fossem usadas na 1ª aplicação.
Atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga responsabilizou seu antecessor, o general Eduardo Pazuello, pelas interrupções. “[O atraso] decorre da aplicação da segunda dose como primeira dose”, afirmou. “Logo que houver entrega da CoronaVac, [o problema] será solucionado”, declarou Queiroga.
A liberação feita por Pazuello ocorreu em duas oportunidades, em fevereiro e março. O Ministério da Saúde já voltou atrás na recomendação e determina que as cidades guardem os imunizantes para a 2ª dose.
A CPI da Covid investigará o motivo da falta de doses nas capitais, segundo o Blog do Camarotti. O ex-ministro Pazuello será questionado porque não houve uma previsão confiável para a distribuição dessas doses.
Na semana passada, municípios de pelo menos 18 estados apresentaram problemas com estoque da CoronaVac e paralisaram a vacinação.
Fonte: G1