A Festa do Rosário de Pombal, com sua grandiosidade representa, para nossa gente, o congraçamento dos filhos da cidade que retornam para o momento tradicional do reencontro.
Nesse período também acontece um evento paralelo e bastante prestigiado, A REJEITADA – considerada a maior festa brega do Sertão da Paraíba.
Apesar do nome, nada tem haver com rejeição, mas uma reunião de amantes do estilo musical romântico.
Este ano o encontro fez uma justíssima homenagem ao senhor Expedito Trajano, proprietário do Parque Trairí, representando a velha guarda dos que sempre estiveram presentes com os seus parques, responsáveis pela diversão de muitos.
Seu Expedito, que fará 88 anos, começou vir a Pombal no ano de 1970 com um joguinho de cigarros e com o passar dos anos consolidou seu parque de diversão.
Eram poucos brinquedos e entre eles roda gigante, mexicano, carrossel de cavalinhos.
Hoje entregue aos filhos, que seguem a mesma diretriz de levar entretenimento ao público, seja em Pombal ou qualquer cidade por onde passar. Para ele a tradição não muda, mas é preciso continuar se modernizando.
Detentor do título de Cidadão Pombalense recebeu também, dos que fazem e dos que participam da REJEITADA, outra importante homenagem e nela o agradecimento por há tantos anos contribuir com os festejos, na parte social, da secular Festa do Rosário de Pombal, nunca deixando de estar presente.
Seu Expedito, natural de Santa Cruz – RN, cidade com cerca de 30 mil habitantes, próxima a Natal, destaca no seu empreendimento o nome de origem indígena “Trairí”, que também denomina um rio daquela região.
Sendo assim recebeu, no último sábado (28), o carinho de todos através de homenagem feita pela REJEITADA, reconhecendo a sua importância no passado, assim como neste presente.
Seu Expedito Trajano, sempre carregará consigo a dedicação, simplicidade e honestidade de uma história, fazendo parte da tradição da nossa rica Festa do Rosário como aqueles que um dia já pisaram em solo pombalense e sempre voltam.
Marcelino Neto