Um momento de beleza e devoção marca oficialmente a abertura da Festa de Nossa Senhora do Rosário, có-padroeira do município de Pombal.
Muitos ainda não sabem ou não acompanham, mas uma cerimônia tradicional acontece na manhã da quinta-feira, dia da semana em que a festa é iniciada.
Pontualmente às 05h00 decorre a abertura das portas da igrejinha, marco histórico de 1721, com as participações do grupo folclórico “Pontões” e Irmandade do Rosário.
Os integrantes dessas duas instituições seguem abrindo caminho até o altar do templo, depois se retiram como reconhecendo que tudo está pronto para a abertura de mais um festejo.
Na ocasião os ilustres personagens reverenciam a “Virgem Maria” ao som dos seus maracás enfeitados com fitas multicoloridas. O ensejo sempre é marcado pela emoção dos presentes, que tradicionalmente acompanham a comemoração, sensibilizados pelo repicar dos sinos.
Na sequência acontece o Ofício de Nossa Senhora, seguido de um café da manhã oferecido aos presentes.
A programação continua à noite com o hasteamento da bandeira, apresentação dos grupos folclóricos e missa solene.
A festa, pela sua tradição social e religiosa, tornou-se ao longo dos anos um dos principais atrativos da cidade e motivo de reencontro dos filhos ausentes a partir da devoção e religiosidade à Virgem do Rosário.
Marcelino Neto