Caso as chuvas permaneçam sendo registradas neste mês de abril, como prevê a meteorologia, o inverno será promissor no Sertão.
A avaliação foi feita por um agricultor levando em conta a realidade de Pombal e municípios polarizados quando o quadro de lavouras já aponta uma boa produção agropecuária este ano.
Quem fez plantio de milho e feijão demonstra muita felicidade vendo com alegria o cultivo germinar.
Depois de anos seguidos de chuvas ruins para a agricultura, assim como no ano passado, as chuvas ficarão dentro do esperado resultando em retorno para quem plantou.
Até o final do mês de março, com a experiência não muito animadora tirada do Dia de São José, havia a preocupação de muitos de que o inverno não se consolidasse, embora em Pombal no trimestre janeiro, fevereiro e março contabilizou 485.9 mm, ficando assim distribuído: Janeiro – 139.6 mm, Fevereiro – 77.5 mm e Março – 268.8 mm.
O temor era escassez e irregularidades das precipitações. Entretanto, as chuvas se intensificaram a partir de março e chega a abril com boas perspectivas.
A impressão é de que estamos caminhando para o fim do ciclo de seis anos de seca com um belo cenário que se amolda hoje a certeza do verde que impera.
“O quadro está bem melhor do que no ano passado”, lembrou um agricultor.
Boa parte dos agricultores de base familiar que plantaram cedo em Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos, Lagoa, Paulista, Condado e Vista Serrana, aguarda o resultado, no entanto, há aqueles retardatários que ainda confiantes iniciaram tal atividade nos últimos dias.
Marcelino Neto