No município de Pombal a expectativa é quanto ao período invernoso, e nele a possibilidade de resultados satisfatórios para quem vive da criação e agricultura.
Ainda não há uma previsão oficial, porém analistas avaliam como dentro da média a possibilidade da quadra invernosa 2019.
Analisando os sete anos seguidos de estiagem no Sertão, o ano que termina foi “bom”, na opinião de quem vive no campo, sendo quem mais sofre com as intempéries do tempo.
A redação do Portal Liberdade PB levantou, junto ao escritório da Emater local, o quantitativo registrado apontando os índices verificados de janeiro até a presente data.
De acordo com informações repassadas. A cidade de Pombal registrou um acumulativo de 659.7 mm.
O maior índice pluviométrico do ano, 49.8 mm, aconteceu no dia 19 de fevereiro.
Ainda de acordo com os dados oficiais: Choveu durante o ano 844.8 mm em Cajazeirinhas, 745.0 mm em Condado, 889.4 mm em Lagoa, 664.0 mm em Paulista, 840.6 mm em São Bentinho, 793.3 em São Domingos e 711.7 em Vista Serrana.
A esperança para o próximo ano é que sejam registradas boas chuvas e que os principais reservatórios, a exemplo de Coremas e Condado, possam receber bons volumes de águas.
Marcelino Neto