Os candidatos que vão disputar uma das cinco vagas de conselheiro tutelar na cidade de Pombal já entraram em campanha para a eleição que vai ocorrer no dia 6 de outubro.
As vagas serão disputadas por 14 postulantes, selecionados após passarem pelas etapas exigidas no certame.
É a primeira vez que a seleção será realizada de forma unificada em todo o território nacional, e com o uso de urnas eletrônicas.
Na cidade três locais de votação serão definidos para o pleito, sendo posteriormente divulgados.
O processo é promovido pela Prefeitura de Pombal, sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
Serão eleitos 05 conselheiros para atender a demanda municipal e a votação em nível local só acontecerá na zona urbana. A lista completa com os nomes já foi disponibilizada.
Para votar, basta apresentar documento de identidade oficial com foto e se for necessário confirmar o local de votação, é importante levar o título de eleitor.
A presidente do CMDDCA, Francelly Bezerra, reforça a importância da população neste momento.
“É importante que a população participe deste processo eleitoral, pois é uma ação de cidadania escolher um candidato, exercer seu direito de voto e acompanhar seu trabalho através de uma atuação em defesa da prevenção do direito das crianças e dos adolescentes, do combate à negligência, violência e à exploração, além de outras funções e responsabilidades dos conselheiros”, afirmou.
Participam da disputa: Auidaira Zudileide de Souto Lima (456), Benedita da Silva Moura (085), Claudia Cristina da Costa (123), Francilene Lacerda da Costa (567), Francineide Vitoriano dos Santos (258), Francinildo Ferreira da Silva (192), Francisco de Assis Santana (100), José Ribeiro da Silva (789), Thiago Cordeiro de Sousa (157), Maria da Conceição Silva Vieira Oliveira (190), Mariana de Sousa Soares (245), Moama de Sousa Bandeira (234), Paloma Pereira de Sousa (369) e Rosália Almeida Leite (193).
Os conselheiros tutelares eleitos receberão salário mensal e o trabalho se estende de segunda a sexta-feira, com plantões noturnos nos dias de semana, bem como aos sábados, domingos e feriados, durante 24 horas por dia. Já o mandato será de quatro anos, com carga horária de 40 horas semanais.
Marcelino Neto