Diante dos vários assaltos e arrombamentos registrados nos últimos dias a CDL de Pombal solicitou a presença do comandante do Policiamento Militar local para discutir a situação verificada na cidade.
A audiência levou em conta o fato de comerciantes estarem sendo vítimas destas ações, assim como de um modo geral à população.
A reunião, acontecida na última quinta-feira (02.05) na sede da Associação Comercial, buscou definir também um plano operacional para conter tais crimes, incluindo a presença de mais policiais e viaturas, além de um projeto antigo que é a instalação de câmeras de segurança no centro comercial.
Segundo o comandante da 3ª Companhia que está subordinada ao 14º BPM, Sávio Maranhão “Cascudo” (foto), a Polícia Militar tem realizado diversas prisões, porém a justiça baseada na lei acaba soltando, principalmente por se tratar de adolescentes que voltam quase sempre a praticar transgressões.
As causas são múltiplas, incluindo pobreza, desemprego, desagregação e omissão das famílias, dependência de drogas, pouca participação social, além da migração de marginais para Pombal.
Com isso os números de delitos estão crescendo diante da ineficácia do Poder Público para resolver sozinho essa intrincada situação, fazendo com que a sociedade cobre mais segurança.
A falta de segurança é um problema em todo o país, e cada região apresenta suas peculiaridades.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Antonimar Bandeira, é necessário unir a sociedade, a classe lojista e o Poder Público para a busca de soluções conjuntas visando pelo menos diminuir o problema que impacta a vida de todos.
Outra reunião, embora sem a definição de data, deverá acontecer com as presenças também do Ministério Público e Delegados da Policia Civil.
OUÇA ANTONIMAR BANDEIRA PRESIDENTE DA CDL POMBAL:
Redação – Portal Liberdade PB