O Deputado Federal Luiz Couto participou neste sábado (24) de um evento no município de Pombal, Sertão paraibano, para discutir sobre o cenário político atual no Brasil. O evento iniciou as 9h30min na escola estadual Mon Senhor Vicente Freitas (Polivalente), onde participou filiados do Partido dos Trabalhadores e sociedade civil organizada.
Em entrevista a reportagem do portal liberdade PB Luiz Couto falou sobre a crise a qual o país está enfrentando, além de destacar a influência da grande mídia na opinião pública, ele ainda ressaltou que a população brasileira está no meio de um golpe.
“Nós continuamos em crise e muitas vezes as pessoas acham que podem acabar a crise com rale discurso, têm que ter uma ação articulada; infelizmente estamos no meio de um golpe que perpetua, são vários golpes dentro do golpe. Já a mídia nacional tenta escarpear a realidade brasileira e coloca uma realidade que não corresponde”. Afirmou.
Sobre a emenda da constituição 287, que trata da reforma da previdência o deputado destacou que Michael Temer não dispõe dos votos necessários para votar a reforma, além disso, disse que a bancada do PT continuará lutando para que a emenda não seja aprovada.
Ele ressaltou que o adiamento da votação da reforma é uma estratégia política, já que o parlamentar que votar a favor não voltará para câmara ou para o senado, fazendo referência a eleição deste ano, tendo em vista a insatisfação popular com a reforma da previdência.
“Temos um governo golpista que está tirando cada vez mais os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; nós estamos resistindo para não votar a proposta de emenda da constituição. O governo não tem os votos necessários, ele está querendo votar depois do processo eleitoral, porque sabe que o parlamentar que votar favorável a essa emenda não vai voltar para o senado ou para a câmara”.
Em relação a condenação do ex-presidente Lula, Luiz Couto ressaltou mais uma vez que tudo não passa de um golpe e que não tem provas suficientes para condenar Lula.
“Lula foi condenado sem ter provas, desta forma não pode votar ou condenar alguém, isso faz parte do projeto do golpe que era afastar Dilma, depois afastar Lula, em seguida o PT e os partidos e organizações de esquerda e finalmente afastar as organizações sindicais e mobilizações sociais”. Destacou.
Sobre a sua reeleição como deputado federal e o apoio da ex-prefeita Yasnaia Pollyanna Werton Dutra, Couto destacou que espera o apoio da ex-prefeita, da bancada do seu partido e da população pombalense, ele ainda relembrou os votos que obteve na última eleição e algumas obras que veio para Pombal através de emendas parlamentar destinadas por ele.
“Esperamos apoio porque fizemos muito por Pombal, somos uma referência na luta, trazendo benefícios, a exemplo da universidade. Recentemente conseguimos uma emenda de mais de um milhão para o Hospital Regional de Pombal. Eu espero que as pessoas possam ter pelo menos um sentimento de gratidão e os petistas e aqueles que tiveram no deputado Luiz couto um lutador. Nós estamos nessa luta e eu espero que o PT e a ex-prefeita Pollyana possa me ajudar nessa reeleição como deputado federal”.
Para finalizar o evento o deputado afirmou “querem fazer do PT um partido fora da lei” e que é necessário que o Partido dos Trabalhadores faça um auto avaliação de suas ações e que possa corrigir os erros.
Ana Paula Leite