
Diretores, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Arruda Câmara”, de Pombal, continuam festejando a conquista obtida na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).
O certame foi promovido numa parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura.
Na ocasião, além do prêmio no valor de R$100 mil, a unidade de ensino conquistou 76 importantes medalhas.
Na ocasião representou a Paraíba na cerimônia de premiação acontecida na última quarta-feira (19), em Brasília.
A convite do programa “Liberdade Notícia” desta quinta-feira (27), integrantes da escola estiveram participando do jornalístico para falar sobre o êxito.
Na oportunidade o diretor Emygdio, além dos professores Elisa e Maílson.
Para participar da Olimpíada, os professores da EEEFM “Arruda Câmara” fizeram um curso sobre matemática financeira, oferecido pelo Tesouro Direto, e repassaram esse conhecimento aos estudantes.
O conteúdo repassado como preparação possibilitaram aos alunos a capacitação para as provas sobre o tema, resultando na conquista de medalhas nas modalidades ouro, prata e bronze, além de honra ao mérito.
O “Arruda Câmara” também foi contemplado com 50 kits de jogos financeiros e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Segundo o diretor, Emygdio Diniz, ao se referir a premiação “Poderíamos escolher um laboratório de informática, ciências ou robótica, porém como nossa escola já disponibiliza de alguns desse equipamentos, escolhemos os R$100 mil em materiais de construção para construímos nosso tão sonhado auditório fechado”, disse.
“A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira é uma iniciativa nacional gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Objetiva proporcionar conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia para os alunos, além de estimular o interesse pela gestão financeira por meio de competições e atividades práticas”, informou o professor Maílson, durante a entrevista.
Além de preparar jovens para decisões financeiras responsáveis, cria condições para uma geração consciente.
A organização da Olimpíada anunciou uma segunda fase para as 54 escolas que foram premiadas.
A premiação foi importante para servir de inspiração a outros estudantes e desta forma fortalecer o interesse no sentido de que possam participar nas próximas edições.
Marcelino Neto