Uma Comissão Especial, ligada ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Pombal, responsável por conduzir o processo de eleição dos conselheiros tutelares na cidade divulgou nesta sexta-feira (21.06) a relação das candidaturas homologadas.
No dia 6 de outubro, serão eleitos cinco conselheiros no município, que atuarão, diretamente, na promoção e prevenção do direito das crianças e dos adolescentes, do combate à negligência, violência e à exploração, além de outras funções e responsabilidades dos conselheiros.
A partir de então também está aberto o chamado prazo para recurso.
Foram registrados os seguintes postulantes: Francinildo Ferreira da Silva, Mariana de Sousa Soares, Maria da Conceição Silva Vieira Oliveira, Francisco de Assis Santana, Francineide Vitoriano dos Santos, Francilene Lacerda da Costa, Auidaira Zudileide de Souto Lima, Rosália Almeida Leite, José Ribeiro da Silva, Moama de Sousa Bandeira, Claudia Cristina da Costa, Paloma Pereira de Sousa, Benedita da Silva Moura e José Thiago Cordeiro de Sousa.
Ainda de acordo com o repassado a redação do Portal Liberdade PB, 16 pessoas se inscreveram ao cargo tendo uma dela desistido e outra a candidatura negada.
O mandato dos representantes será de quatro anos, com carga horária de 40 horas semanais.
Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores do Município. É necessário apresentar o título de eleitor e documento oficial com foto para votar em apenas um candidato.
Os conselheiros tutelares eleitos receberão salário mensal e o trabalho se estende de segunda a sexta-feira, com plantões noturnos nos dias de semana, bem como aos sábados, domingos e feriados, durante 24 horas por dia.
Marcelino Neto