O município de Pombal poderá contar nas eleições deste ano com a presença de tropas federais.
Na última segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aprovou, após avaliar a situação atual, a convocação do reforço. O objetivo é realizar a segurança de locais onde acontecerão processos de votação.
A solicitação foi feita ao TRE pelo juiz eleitoral, José Emanuel da Silva e Sousa, em virtude da observância a um certo acirramento político que pode aumentar até o dia do pleito.
Outro fator, para a tomada de decisão, está relacionado a uma possível atuação de facções criminosas tentando interferir no resultado do processo eleitoral em Pombal.
O pedido será agora analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se de fato a cidade terá a concessão de tropas federais no próximo domingo, 6 de outubro.
Caso aprovado, o pedido será imediatamente encaminhado ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.
Pombal atualmente conta com 15 locais de votação, distribuídos em escolas e creches da rede municipal, escolas estaduais e particulares, universidade federal e centro pastoral.
O local com maior concentração de seções é a E.E.E.F.M. “Arruda Câmara” com 14 e o menor a E.M.E.F. “Poeta Belarmino de França”, com apenas uma seção.
Marcelino Neto