
De janeiro a novembro de 2020, 81 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais na Paraíba. Deste total, 29 casos estão sendo investigados como feminicídio. No mês de outubro, oito mulheres foram mortas e um caso é investigado como feminicídio, o que representa 35% do total de mortes violentas de mulheres no mês.
Os números são da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.
Em relação a novembro de 2019, os números totais diminuíram. No mesmo período do ano passado, todos os casos de mulheres mortas foram investigados como feminicídios. Foram registrados dois.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência de violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.
Em relação ao assassinato de mulheres, o mês mais violento de 2020 foi o de janeiro, quando 11 mulheres foram mortas. Um dos casos está sendo investigado como feminicídio. Importante destacar que, no decorrer do ano, outro caso investigado como feminicídio foi adicionado ao mês de janeiro, mas em junho ele foi descartado. No mês de fevereiro, um novo caso em investigação de feminicídio foi acrescentado nas estatísticas.