O Governo Federal lançou edital liberando quase 6 mil novas vagas em cursos particulares de medicina em todo o país. Conforme apurou o ClickPB, a medida tem como um de seus objetivos descentralizar as vagas para a área, formando 10 mil novos profissionais em até uma década. A medida foi anunciada de forma conjunta, pelos ministérios da Saúde e Educação.
Segundo apurou o ClickPB, o estado com o maior número de vagas é a Bahia, com 900 vagas. A Paraíba terá 60 novas oportunidades liberadas para cursos de medicina em instituições particulares espalhadas por em mais de 10 municípios, conforme consta no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o Governo Federal, para o estabelecimento do número de cursos a serem abertos, optou-se pela média de médicos a cada mil habitantes, verificada em 2022 para países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) como um indicador a ser almejado pelo Brasil para os próximos 10 anos.
“Considerou-se, nessa progressão os demográficos do país e o ritmo de expansão da formação médica nacional”, explicou em nota a gestão federal. Segundo o edital, a ação visa ser a resposta aos desafios identificados no diagnóstico interministerial sobre a formação médica com desconcentração regional.
“O documento tem abrangência nacional e toda a oferta será orientada por incentivos. A ideia é um chamamento público com um único instrumento convocatório, de caráter nacional, em que todos os municípios pertencentes a regiões de saúde com determinadas características” explicou o governo em comunicado à imprensa.
Fonte: Click PB