Depois de ser derrotado nas urnas por Jair Bolsonaro (PSL), o ex-presidenciável Fernando Haddad (PT) disse na 2ª feira (29.out.2018) que retomará a rotina de aulas como professor da USP (Universidade de São Paulo). O petista recebeu 47 milhões de votos contra 57 milhões de votos do presidente eleito.
Abordado pela equipe da TV Globo na rua, o petista disse que foi “pegar material” para trabalhar. “Hoje eu volto a dar aula, volto a ser professor. Foram 90 dias de licença”.
À noite, em entrevista ao Jornal Nacional, também da TV Globo, o petista confirmou a declaração. Haddad ainda disse que pretende falar sobre os próximos passos políticos, como a presidência do PT, só na próxima semana.
“Um professor não foge à luta, depende do que a história me reservar, quantos brasileiros poderão dizer que tiveram 47 milhões de votos? Mais do que o número de votos, foi a qualidade da campanha, um certo despertar, desejo do que pode vir e da esperança”, afirmou.
O petista é bacharel em Direito, mestre em Economia e Doutor em Filosofia, atualmente é professor licenciado de ciência política da USP e dá aulas para a graduação e o doutorado do Insper, instituição privada de ensino superior especializada em Economia e Administração.
No discurso depois da derrota, na noite de domingo (28.10), ele disse que agora tem a “tarefa” de fazer oposição e de defender o pensamento dos brasileiros que não votaram no presidente eleito.
“Temos uma tarefa enorme no país que é, em nome da democracia, defender o pensamento, as liberdades desses 45 milhões de brasileiros que nos acompanharam até aqui. […] Nós que ajudamos a construir a democracia, uma das maiores do mundo, temos que ter 1 compromisso de mantê-la”.
Fonte: Poder 360