A antiga ferrovia que um dia também cortou o solo pombalense vai sendo esquecida e apagada pelo tempo.
Conforme imagens captadas pela reportagem do Portal Liberdade PB, a linha férrea se encontra em completo abandono realidade que aos poucos vai fazendo Pombal perder parte de sua história, embora na memória de quem viveu essa época continuará existindo.
Depois que as locomotivas foram desativadas deixou de ter a sua utilidade comercial e hoje os velhos trilhos, que um dia levaram e trouxeram vidas, riquezas e sonhos, estão cobertos de matos e em alguns locais o ferro retirado provavelmente para ser comercializado.
A malha ferroviária deixou de ter em Pombal a sua operacionalidade já que não representava mais uma atividade rentável, sendo por isso abandonada.
Mas uma questão pode ser levantada: Se não é mais possível ouvir o barulho do trem e o seu inesquecível apito, poderia pelo menos existir uma ação de tombamento visando manter a história da malha ferroviária que representou um marco muito importante.
Não saber a importância que isso teria para as futuras gerações, talvez seja este o principal motivo para tanto desprezo e abandono.
Marcelino Neto