
A visita de Mauricio de Sousa, autor da Turma da Mônica, a capital paraibana João Pessoa, rendeu um encontro bastante especial. É que familiares paraibanos dele, considerado um dos maiores cartunistas brasileiros, puderam o conhecer pessoalmente. O encontro foi uma surpresa para Mauricio e aconteceu no evento de cultura pop Imagineland, neste domingo (30).
Mauricio de Sousa já havia dito que tinha parentes na Paraíba. Ele está em João Pessoa desde o sábado (29) participando do Imagineland, onde revelou que seu filme autobiográfico deve ser lançado em março de 2024.
Como as buscas foram feitas
A família de Mauricio de Sousa, liderada por Francisco Araújo, o avô dele, saiu da Paraíba em 1910 e foi morar em São Paulo. Lá, o cartunista nasceu e cresceu, sempre sabendo de suas raízes paraibanas, porém sem contato com essa parte da família. Em abril deste ano, quando ele foi confirmado no Imagineland, a organização do evento se mobilizou para encontrar os parentes do cartunista. A Polícia Militar da Paraíba foi acionada e deu início as pesquisas com auxílio de um genealogista.
A equipe da PM, formada por Major Brito, Tenente Roberes e Sargento Joseane, analisou documentos de mais de 100 anos e chegaram a viajar para o estado de São Paulo. Após retornarem, a equipe foi para a cidade de Patos, e o Major Brito explicou como foi a busca.
“Através de muitas pesquisas, a Joseane tambem entrou em contato com historiadores do local para saber como era o clima político da época, porque sabíamos que o Francisco teria saído da Paraíba por problemas políticos. Com essas informações começamos a levantar que a cidade de Santa Luzia era o foco dessa pesquisa”.
Até que os pesquisadores descobriram um grau de parentesco entre o avô de Mauricio de Sousa e uma família natural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. A árvore genealógica do cartunista chegou em Kleyber Dantas Torres, professor universitário e analista de sistemas que mora em João Pessoa.
Ao ouvir o detalhamento do processo, Mauricio elogiou o trabalho. “Surpreendente, parabéns”. Ele ainda não sabia que seus parentes estavam no evento.
Na última quinta-feira (27), Kleyber recebeu uma ligação da PM informando sobre o parentesco com Mauricio de Sousa. Conforme as pesquisas, o bisavô de Kleyber era irmão do avô de Mauricio. Ambos não sabiam que eram parentes até
então.
“Não tínhamos nenhuma referência sobre esse grau de parentesco. Foi uma grata notícia, ficamos muito felizes”, disse o professor.
Kleyber tem mais duas irmãs, Keyla e Kátia, e ao todo, eles têm sete filhos. Pouco antes de conhecer Mauricio de Sousa ele disse ao g1 que as crianças da família estavam em êxtase, já que Mauricio é uma referência para várias gerações de sua família, fazendo parte inclusive de algumas das melhores memórias afetivas que ele tem com o já falecido pai.
“Mauricio é uma referência para várias gerações, inclusive para a minha. Eu tenho a lembrança muito forte do meu pai quando fazia feira dia de sábado e comprava o gibi da Turma da Mônica. E também era um ramo da nossa família que a gente tinha pouco conhecimento, devido ao falecimento do meu pai muito cedo. As crianças estão querendo conhecer o tio Mauricio, porque além de ser o tio lúdico agora é um tio da família”, disse Kleyber.
O professor planejou parabenizar Mauricio de Sousa “pelo trabalho de uma vida” em prol da literatura infantil. Depois do encontro, Mauricio de Sousa disse que encontrou semelhanças físicas com Kleyber. “Mesma altura e sobrancelhas”, brincou.
Fonte: G1PB