O Ministério Público de Pombal realizou no último dia 14 deste mês de agosto importante reunião com candidatos envolvidos no processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar do município.
A eleição vai acontecer de forma unificada, em todo o país, no dia 6 de outubro (primeiro domingo do mês), conforme estabelece a Lei Federal 12.696, de 2012, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Todos os 14 postulantes participaram da reunião, que teve como objetivo tratar das normas relativas ao exercício da propaganda eleitoral, esclarecer as dúvidas dos candidatos, além de questões controversas envolvendo o processo eleitoral.
Os candidatos já estão em campanha e vão disputar uma das cinco vagas de conselheiro tutelar na cidade.
Participam da disputa: Auidaira Zudileide de Souto Lima (456), Benedita da Silva Moura (185), Claudia Cristina da Costa (123), Francilene Lacerda da Costa (567), Francineide Vitoriano dos Santos (258), Francinildo Ferreira da Silva (192), Francisco de Assis Santana (900), José Ribeiro da Silva (789), Thiago Cordeiro de Sousa (157), Maria da Conceição Silva Vieira Oliveira (190), Mariana de Sousa Soares (245), Moama de Sousa Bandeira (234), Paloma Pereira de Sousa (369) e Rosália Almeida Leite (193).
A lei alterou a duração do mandato dos conselheiros, que a gora é de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo eleitoral.
A posse dos conselheiros tutelares eleitos pela comunidade ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano subsequente à eleição.
Marcelino Neto