
De acordo com moradores da Rua Cromácio Wanderley, Bairro Vida Nova, a imprudência continua sendo verificada naquela via de acesso com a total desobediência ao Código de Trânsito por parte de alguns motociclistas.
Apesar do trabalho da Polícia Militar intensificando rondas e abordagens no local, hoje asfaltado, perdura o desafio de servir de espaço para a realização de manobras arriscadas e práticas de alta velocidade.
Tanto no lazer quanto no trabalho condutores de motos, na maioria jovens, não estão respeitando a segurança dos que residem nas imediações, até mesmo, de quem trafega pela localidade.
Tem sido comum o flagrante de motos sendo empinadas, o chamado “grau” ou em situações perigosas que podem resultar em acidentes.
O Artigo 244, do CTB estabelece que conduzir motocicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se em apenas uma roda é infração de natureza gravíssima, o que resulta em pontos na CNH, multa e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do documento de habilitação.
Já no caso de o condutor demonstrar ou exibir manobra perigosa com o propósito de atrair atenção, a multa incide em um valor ainda maior.
A situação é tão preocupante na cidade de Pombal, que somente nesta semana três motocicletas foram apreendidas e os seus condutores encaminhados a DP pela prática de direção perigosa. O fato aconteceu na BR-427, área urbana da cidade, que dá acesso à Paulista.
De acordo com informações levantadas na urgência e emergência do HRP o maior número de pessoas acidentadas, com entradas no setor, é por envolvimento com motos. Estatística simplesmente ignorada.
No caso da Cromácio Wanderley não é regra, mas os residentes na área pedem uma presença ainda mais constante da PM e lamentam a imprudência dos condutores desses veículos de duas rodas que seguem utilizando o território para a execução de manobras perigosas.
Marcelino Neto