Moradores que residem nas imediações da UPA estão reclamando uma cena que já se tornou comum, independente do bairro, na cidade de Pombal.
A presença de animais, notadamente cachorros, circulando livremente pelas vias públicas.
Sem donos, eles vagueiam dia e noite pela cidade à procura de água, comida ou, simplesmente, de alguém que lhes dê um pouco de atenção. Muitos são atraídos por cadelas no cio.
Esse cenário representa um grave problema de saúde pública para o município, principalmente porque alguns já apresentam sintomas de doenças que podem ser transmitidas ao homem.
De acordo com os residentes da área é possível observar a presença de um desses animais coberto de feridas, o pelo caído e exalando mau cheiro. Às vezes apresentando sangramento.
Uma imagem (foto) foi encaminhada à redação do Portal Liberdade PB, ao mesmo tempo em que os habitantes do local pedem providências ao setor competente da prefeitura para que pelo menos seja retirado de lá.
O cão, apresentando debilidade, costuma ficar deitado ao lado de um poste nas proximidades da “ponte da UPA” e do conjunto habitacional ali existente.
É mais um caso envolvendo uma realidade que ameaça a saúde de todos os residentes e por extensão de quem passa pelo setor diariamente.
Marcelino Neto