
Os 25 clubes das Séries A e B que não aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) formalizaram nesta terça-feira a criação de uma outra associação com o nome Liga Forte Futebol do Brasil. O objetivo é fazer negociações em bloco e, mais adiante, buscar o consenso para formação de uma liga única.
A assinatura do estatuto da nova liga aconteceu na manhã desta terça-feira, em reunião dos clubes na sede da CBF. A informação foi inicialmente publicada por Robson Bonin, da Veja, e confirmada pelo ge.
O bloco dos 25 clubes se recusou a assinar a adesão à Libra por divergências em relação aos percentuais de rateio de direitos de transmissão, e também as métricas escolhidas para as variáveis de receita, especialmente relativas a engajamento digital.
Enquanto a Libra formalizou o rateio em 50% dos direitos divididos igualmente, 25% proporcionais à performance esportiva, e 25% proporcionais a engajamento e audiência, os 25 querem a divisão em 40-30-30.
Houve tentativas de conversa por parte do bloco dos 25, incluindo convites formais por carta, mas a Libra só aceita negociar os termos com os membros que já assinaram, e ignorou os chamados.
Confira a nota oficial:
Reunidos no Rio de Janeiro, representantes de 25 clubes acabam de assinar a Ata de constituição da Liga Forte Futebol do Brasil, inclusive com a formalização de Estatuto. A Liga já nasce com 62.5% dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Clubes que integram a Liga Forte Futebol do Brasil:
Athletico PR
Atlético MG
América-MG
Atlético-GO
Avaí
Brusque
Chapecoense
Coritiba
Ceará
Criciúma
CRB
CSA
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sampaio Corrêa
Sport
Vila Nova
Tombense
Fonte: GE
Envie informações para o site pelo WhatsApp.