
Após quase um ano de espera, finalmente o Vaticano nomeou o novo bispo da diocese de Cajazeiras. A nomeação foi confirmada nesta quarta-feira (9).
Trata-se Francisco de Assis Gabriel dos Santos, 57 anos, atualmente governando a pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí.
A autoridade religiosa também ocupa o cargo de vice-presidente da Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Francisco é paraibano, natural da cidade de Esperança e chega no momento em que a prelazia celebra o seu Jubileu de 110 anos de criação.
Durante o período de vacância pela saída do bispo anterior, dom Francisco de Sales, que seguiu para a diocese de Mossoró (RN), a administração territorial ficou sob a coordenação do pombalense Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, escolhido pelo Conselho de Consultores, composto por padres diocesanos.
Ainda não foi informada a data da posse, no entanto, será o nono pastor diocesano a assumir a importante missão.
Uma informação colhida pela redação do Portal é de que dom Francisco é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, já tendo produzido programas de rádio.
Marcelino Neto