Muitas vezes o homem não valoriza sua terra, prefere viajar e descortinar outras paisagens.Quantos filhos da Paraíba conhecem a Pedra Boca, o Lajedo de Pai Mateus, o Vale dos Dinossauros, a instância de Brejo das Freiras, a Pedra do Tendó e muitos outros lugares.
A Paraíba tem lugares incríveis, onde a natureza nos presenteia com cenários diversos e encantadores. Mas, como quase sempre, não reconhecemos esses valores locais, preferimos percorrer o mundo quase todo. Temos um litoral lindo, porém, quase inexplorado pelos paraibanos. Dos filhos desta terra, talvez uns 20% conheçam verdadeiramente as praias paraibanas. Talvez os turistas que aqui chegam conheçam mais de perto as belezas do nosso litoral.
Quem já fez um passeio de bugre com destino às praias do litoral sul? Saindo de Tambaú, cedo da manhã, num bugre com destino àquelas praias, com velocidade moderada, você passará pela Estação Ciência, pelas praias dos Seixas, Jacarapé, do Sol até a praia de Gramame para uma parada para algumas fotos e contemplação do encontro do rio com o oceano, onde se vislumbra a força da natureza, do mar puxando rapidamente as águas do rio Gramame para si, ao tempo em que faz surgir bancos de areia.
Maré seca, o bugre sai pela beira-mar e nossos olhos contemplar lindas falésias até se chegar a ponta da mais bela falésia, denominada “O Dedo de Deus”. Até chegar lá, veredas incríveis. Já próximo, o guia manda fechar os olhos e logo depois abrir. Estamos no “Dedo de Deus”, um penhasco com formato de dedo, com a visão voltada para a praia de Coqueirinho. Fascinante o céu azul, o mar em movimento, rochas, o verde da mata, as cores da falésia, enfim, a praia de Coqueirinho indescritivelmente paradisíaca. A Paraíba é rica, pobres são os que dizem o contrário.
Foto disponibilizada pelo colunista
Liberdade PB