Embora os festejos tradicionalmente sejam realizados em julho, quando também são comemoradas outras datas, o Portal Liberdade PB registra e parabeniza a todos os pombalenses pela Emancipação Política (04.05).
Sem qualquer programação oficialmente elaborada pela prefeitura para enaltecer a cidade sertaneja o registro está sendo feito pelo portal para que não passe despercebido por boa parte da população.
Pombal vive inúmeros desafios, principalmente no aspecto estrutural apontando a necessidade de soluções para questões básicas urgentes.
Hoje o maior desafio talvez seja diferenciar o lado político-partidário do político-administrativo e crescer eliminando o “separatismo”.
Neste aniversário (04 de maio) pelo menos o que fica é o pequeno registro histórico de uma das cidades mais conhecidas do Estado da Paraíba:
Em 22 de julho de 1766, o Rei D. José I, assinou a Carta Régia autorizando a erigir novas Vilas na Capitania da Parahyba.
Em 03 de março de 1772, o Ouvidor Geral da Parahyba, José Januário de Carvalho, encaminhou, em nome da povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó, a instalação de uma vila no sertão da Parahyba.
Com o sim do governador, datado de 11 de março de 1772, foi instalada a Vila Nova de Pombal, no dia 04 de maio de 1772.
De imediato, fizeram-se eleições para o preenchimento dos cargos oficias, e para isso foi eleito o primeiro Presidente da Câmara Municipal, cabendo à honraria ao Capitão-Mor Francisco de Arruda Câmara, portanto, isso há 247 anos passados.
Marcelino Neto