
O prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta segunda-feira (19).
Segundo o Cartório Eleitoral da 31ª Zona, que engloba além de Pombal os municípios de Lagoa e São Domingos, cerca de 675 eleitores estão na lista para terem os seus documentos cancelados.
De acordo com informações, estão na inadimplência por terem faltado aos últimos três pleitos, considerando cada turno de votação como uma única eleição.
Segundo Adelson, chefe do cartório eleitoral local, caso o título não seja regularizado, o eleitor pode ficar impedido de participar e tomar posse em concursos públicos, emitir documentos ou realizar qualquer ato de quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Os eleitores podem regularizar os títulos até hoje, 19 de maio.
Se o eleitor não votou ou não justificou a falta, uma multa será aplicada por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral.
Em caso de necessidade de pagamento de multa, o eleitor deve fazer o pagamento pelo Autoatendimento Eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título.
O pagamento também pode ser feito no Cartório Eleitoral, mas sem boleto, Pix ou cartão.
De acordo com a última informação repassada à redação do Portal, no município de Pombal 502 títulos estão na iminência de serem cancelados. Já Lagoa são 119 e São Domingos 54.
Marcelino Neto