
Uma importante Audiência Pública foi realizada nesta terça-feira (2), para discutir sobre a Causa Animal e a implantação de uma Unidade de Vigilância de Zoonoses no município.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Pombal envolvendo sociedade civil e membros de ONGs, o que possibilitou a discussão de propostas sobre o tema.
Tendo como local o Auditório “Solar das Oiticicas, da Secretaria Municipal de Saúde, contou com importantes participações, a exemplo de Ludmilla dos Santos – Chefe do Núcleo de Proteção o Animal Doméstico, Assis Azevedo -Médico Veterinário do Núcleo de Zoonoses e responsável pelo programa contra a raiva no estado, Fabíola Rezende – Gerente Operacional de Políticas da Causa Animal (Projeto Paraíba Peti), ambos da Secretaria do Estado da Saúde.
Ainda fizeram parte do momento, o prefeito do município Claudenildo Alencar (Galego da Gavel), Luciana Melo – Secretária Municipal de Saúde e Sarahanna Dantas – Médica Veterinária da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Pombal, além de outros.
O resultado do encontro foi definido pelo compromisso da criação e construção de uma unidade de zoonoses visando o controle populacional dos animais na cidade a partir da castração, com isso, evitando a proliferação desenfreada que resulta sempre em abandono e maus tratos.
Uma atividade que deve envolver a todos, principalmente as ONGs existentes no município.
Pombal registra hoje um grande número de animais de rua, na maioria cachorros, abandonados gerando diversos problemas incluindo acidentes e ataques a motociclistas e pedestres.
Outro problema é o risco constante de doenças infecciosas que podem ser transmitidas por eles.
Marcelino Neto