
A Professora Amelhinha Luz da Educação Prisional, na escola “Oito de Julho”, da Rede Estadual do município de Pombal; Sertão paraibano desenvolveu um jogo por meio da línguagem de programação, usando o construtivismo do psicólogo Piaget, que consiste em criar meios para estimular á aprendizagem do aluno. O objetivo é tornar o ambiente escolar dos reeducandos mais dinâmico, prático e inovador através do uso da tecnologia.
O game engloba assuntos diversos nas Áreas Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). de maneira simples e de fácil acesso para os estudantes desenvolverem uma melhor aprendizagem, com foto principalmente na escrita, leitura e matemática básica.
A professora Amelinha ressalta a importância da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem: “Quando iniciei minhas atividades na Educação Prisional, senti a necessidade de desenvolver o jogo. Isso já era um desejo meu desde quando iniciei minha jornada na educação. Percebi que por meio dos jogos os estudantes absorvem melhor”.
Fonte: Assessoria com Liberdade PB