Ovo, peixe, vinho; esses são alguns dos símbolos do período pascoal, mais qual será o real sentido da páscoa? Quando surgiu? É são tantas perguntas, tantas histórias; mais vamos lá. A páscoa significa ressureição de cristo, após sua morte. Esse período se inicia no domingo da ressureição e finaliza no domingo de pentecostes, são 50 dias de preparação para receber o espirito prometido por Deus. Desta maneira é considerada fundamento cristã.
A palavra páscoa é de origem hebraica e significa passach “passagem”, já que a época marcava a mudança do inverno para primavera. Para muitos a páscoa significa renovação, uma nova vida que surgi, que deve ser refletida; uma esperança viva.
Dentre da páscoa, há a famosa tradição do peixe, vinho, pão; que na maioria das vezes seu significado passa despercebido, no entanto vamos ver o significado de cada um:
Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.
Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus. (em sua última ceia, Jesus ofereceu pão e vinho aos discípulos enfatizando que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue).
Cordeiro: simboliza Jesus Cristo por ter se sacrificado em prol do seu rebanho.
Óleos santos: simboliza o Espírito Santo e são representados pelos óleos sacramentais utilizados no batismo, crisma e em unções de enfermos abençoados por bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa.
Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo.
Coelhos: símbolo da fertilidade. Está associado a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo.
Ovos de Páscoa: simbolizam o nascimento para uma nova vida já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.
Não podemos esquecer, que não são só os símbolos que nos trazem uma história da passagem de Cristo na terra, mais cada dia da páscoa, remete uma passagem desse momento tão especial:
Segunda-feira santa:
Neste dia, se reflete o momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada, a casa de Seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. (Jo 12, 1-11).
Terça-feira santa:
É o dia, em que com grande tristeza, Jesus anuncia a Sua morte, causando grande sofrimento aos Seus discípulos. Anuncia também a traição e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre.
Quarta-feira santa:
É o 4º dia da Semana Santa, no Evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. (MT 26,14-25).
Quinta-feira santa:
É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.
É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.
Sexta-feira da Paixão:
Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.
Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.
Sábado de Aleluia
Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.
Domingo de Páscoa
Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.
Feliz páscoa
Portal LiberdadePB
Fonte de pesquisa: Blog do Roberto Moreira e Nossa sagrada família