Durante plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada neste sábado (24) em Pombal, Sertão paraibano, o governador Ricardo Coutinho autorizou o uso de um ônibus da 13ª gerência de ensino do Estado para transportar os estudantes universitários.
Os estudantes se reuniram através do CONEUP – Conselho Estudantil Universitário de Pombal “Marcelo Henrique Formiga Nunes”, com Ricardo no início da tarde de ontem, para solicitar do governo um auxílio para que assim possa chegar as instituições de ensino onde estudam.
São cerca de 500 universitários que viajam diariamente para os municípios de Sousa, Patos e Cajazeiras, sendo que os dois ônibus disponibilizados pela prefeitura são insuficientes para atender a demanda. A problemática persiste a vários anos e se intensificou nos últimos dois anos.
Após ações judiciais, durante esse período, foi bloqueado em outubro do ano passado cerca de 82 mil reais da prefeitura, já na atual gestão. No entanto o bloqueio se encerra nesta quarta-feira. Segundo os estudantes, resolveram recorrer ao Estado por não conseguirem resultados satisfatório durante diálogo com o prefeito de Pombal, nos últimos encontros.
Para o presidente do CONEUP Klaelson Albernaz Santos Martins:
“Este final de semana foi um momento importante para a classe, por meio de mediações com representantes do Governo do Estado em Pombal e do Orçamento Democrático fomos agraciados com a conquista de ônibus. Nós só temos a agradecer aos membros do conselho que se mobilizaram, trabalharam e que realmente entende que só consegue colocar melhorias para a classe se colocar os “pés no barro”, como diz o ditado popular; lutar pela aquilo que é nosso, aos estudantes que nos ajudaram que foram ao Orçamento Democrático, que votaram, que mobilizou a classe e hoje temos que comemorar, deixando claro que a luta continuar e que novas conquistas estão por vim”. Destacou.
Pela manhã os estudantes já haviam se reunido com o Deputado Federal Luiz Couto, para solicitar emendas parlamentares para o transporte universitário, tendo em vista que para suprir a demanda é necessário cerca de três ônibus. O deputado disse aos universitários que irá disponibilizar assim que possível uma emenda parlamentar, para que assim possa garanti o deslocamento dos mesmos para as instituições de ensino superior.
Ana Paula Leite