Em mais um ciclo democrático o Governador Ricardo Coutinho participa neste sábado (24) do Orçamento Democrático Estadual – ODE, no município de Pombal, cidade sede da 13ª Região, onde abrange os municípios de Cajazeirinhas, São Bentinho, Condado, Vista Serrana, Paulista, Lagoa Seca e São Domingos. O evento será realizado na escola Estadual Arruda Câmara (Estadual), as 16h00.
Ricardo já passou pelas plenárias realizadas no primeiro bloco do Orçamento nas cidades de Piancó, Cajazeiras e Sousa. Já neste segundo bloco deve participar do ODE nos municípios de Princesa Izabel e Patos.
O Orçamento democrático foi criado pelo Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, com o objetivo de ouvi a população e criar uma gestão mais participativa e democrática, onde a sociedade mediante participação da plenária leva até o Estado suas necessidades e demandas.
Para o articulador do ODE na região de Pombal, Neném da Cachoeira o orçamento é uma importante ferramenta e veio para que o governo possa ouvi as necessidades dos paraibanos: “O orçamento é uma ferramenta valiosa criada por Ricardo Coutinho, desde que assumiu o Estado. O orçamento veio para que o governo possa ouvir as necessidades do povo, isso mediante a participação nas plenárias”. Afirmou.
Quem pode participar
Neste momento participam toda sociedade civil, sendo organizada ou não, no entanto nem todos tem direito a participação direta (quando o mesmo tem voz direta na plenária), depende da quantidade de vagas disponibilizadas para cada município e da mobilização, pois o governo entendo que enquanto mais pessoas estiveram solicitando uma referida demanda, esta é considerada importante e necessária.
Qual o sistema do ODE
Inicialmente o ODE realiza plenárias com cada grupo que deseje levar sua demanda até o Estado, com o intuito de prepara-los para esse momento. Ao chegar até o local do evento é necessário realizar o credenciamento, onde o cidadão preenche seus dados pessoas e solicita do governo três demandas que considera como necessárias para sua região.
Todas as demandas são atendidas
O governo irá analisar o que cabe ao Estado, Município e Governo federal, mediante essa triagem o que for competência do Estado será analisada para só assim, diante das condições do governo conceder tal pedido. As que competem a prefeitura são enviadas ao poder municipal para que este fique ciente das necessidades da sociedade.
Recomendações
Recomenda-se que os participantes que desejem realizar alguma demanda cheguem com antecedência ao local, para que possam realizar o credenciamento e se organizarem, além de mobilizar um número significativo de pessoas.
Ana Paula Leite