
O transporte do transformador de 250 toneladas, que está a caminho do Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, volta a seguir o seu destino nesta terça-feira (25), a partir das 5h da manhã.
O mesmo se encontra parado na entrada de Campina Grande, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, tendo o cronograma precisado ser reajustado.
A PRF havia interrompido o seu trajeto, entre a noite do sábado (22) e a madrugada de domingo (23), diante da necessidade de descanso das equipes que atuam no deslocamento do equipamento, trabalhando há quatro noites seguidas.
Em contato mantido pela redação do Portal com o engenheiro responsável, o pombalense Herbert Felipe, a informação repassada é de que o equipamento, fabricado na China, tem 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.
No deslocamento, estão sendo utilizados três caminhões e dois semirreboques, formando uma estrutura de 113,7 metros de comprimento e peso total de 600 toneladas.
Devido ao tamanho e peso da carga, o transporte ocorre a uma velocidade média de 7 km/h, com escolta da PRF composta por 12 carros e 8 motos para controle do tráfego.
A operação começou no sábado (15), no km 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. No domingo (16), o transporte seguiu a partir de Paulista, ainda em território pernambucano. Na segunda-feira (17), por volta das 16h30, o transformador cruzou a divisa com a Paraíba.
O destino final é Nova Palmeira. Até Campina Grande, o deslocamento ocorre apenas à noite e de madrugada para minimizar impactos no trânsito. No entanto, a passagem pela Alça Sudoeste será feita durante o dia, por segurança, devido às obras no trecho.
Ainda segundo Herbert, o percurso que acontecido dentro do esperado e até o fim do mês de abril a expectativa é de que a estação para qual se destina o equipamento esteja energizada.
A unidade Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, já estaria praticamente pronta aguardando apenas a chegada do mesmo, que se define como um componente principal.
Toda estrutura de transporte foi para atendimento de uma norma de segurança, observando-se a diminuição do peso por eixo.
O engenheiro também reconheceu não ter sido fácil o planejamento para a sua execução que durou aproximadamente seis meses até chegar a esse modelo, autorizado por todos os órgãos competentes.
Marcelino Neto