O Tiro de Guerra 07-021 de Pombal comemora no próximo ano o “Jubileu de Prata” de sua reativação.
Apesar de já ter existido no ano de 1939, acabou extinto.
O seu retorno foi uma reivindicação da liderança política Levi Olímpio Ferreira ao então deputado José Luiz Clerot, ambos já falecidos.
Diante do enorme prestígio junto ao Exército Brasileiro, por ser na época Ministro do Superior Tribunal Militar, Luiz Clerot conseguiu realizar o importante projeto para a cidade de Pombal.
O primeiro comandante designado para a unidade militar foi o 1º Sargento de Engenharia Francisco Nunes.
“Nunes”, que é hoje capitão reformado, empreendeu enorme esforço para dotar o TG aos moldes atuais.
Para o Tiro de Guerra ser instalado após 55 anos, a prefeita Azente Olímpio, precisou assumir alguns compromissos com o alto comando.
Passando a funcionar no antigo prédio do Banco do Brasil, hoje Pombal Center Shopping.
Atualmente está sob a instrução do 1º Sargento Flaviano Goes, oficial que também já se prepara para deixar a cidade devido ao tempo de permanência permitido no comando.
Uma vasta programação deverá ser elaborada para marcar os 25 anos da instituição reunindo atiradores, ex-atiradores, além de autoridades constituídas.
Homenageando o nome do ilustre pombalense Celso Monteiro Furtado, a corporação é hoje reconhecida pelos relevantes serviços prestados à comunidade, tanto na formação de jovens reservistas para o Exército quanto para o fortalecimento do civismo e patriotismo.
Marcelino Neto