A XVII Mostra de Cultura Popular realizada na EMEF “Arruda Câmara”, foi concluída na noite deste sábado (31.08).
A atividade de encerramento contou com oficinas teatrais, apresentações musicais, além de sorteio.
O evento homenageou a Irmandade do Rosário de Pombal, assim como “Mestre Gilvan” um dos mais antigos membros dos “Congos”, grupo folclórico da cidade.
O momento também faz alusão à memória do paraibano “Jackson do Pandeiro”, um dos cantores de forró e samba conhecido nacionalmente pela alcunha de “O Rei do Ritmo”.
Entre as participações atendendo a convite da organização foram registradas as presenças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, tendo esse último possibilitado ao público a exposição em estande de parte do equipamento utilizado em suas atividades.
Na avaliação do comandante da unidade, subtenente Pedro Bezerro Lopes, o momento foi importante para o TG mostrar um pouco da sua estrutura, enfatizando as definições de sua ordem.
Outro aspecto enaltecido pela presença do Tiro de Guerra foi à solenidade marcando a entrada do Pavilhão Nacional e o canto do Hino Nacional com os alunos da instituição de ensino.
“Para nós do Tiro de Guerra foi uma satisfação imensa fazer parte dessa atividade. Como unidade cívico-militar, jamais deve estar fora de qualquer evento que a comunidade de Pombal promova. Sempre que houver esses eventos e formos convidados, o TG participará”, enfatizou.
O oficial do Exército Brasileiro também confirmou a participação altiva no desfile de 07 de Setembro, que será realizado no próximo sábado. Antes, na sexta-feira (06) os atiradores estarão desfilando na cidade de São Bento.
Desde a semana passada que os preparativos estão sendo ultimados, sendo que a composição militar irá às ruas com alunos da rede publica de ensino, um grupamento de ex-atiradores, além do próprio efetivo utilizando o mesmo material exposto na XVII Mostra de Cultura.
Marcelino Neto