Um professor da pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) organizou uma campanha entre amigos para arrecadar dinheiro e comprar um berço e um carrinho para duas alunas, que precisam levar as filhas, ainda em fase de amamentação, para assistir às aulas. A ideia do docente é dar mais conforto para as bebês, além de acolher as duas mães e o pai estudantes para que eles não desistam do curso.
O gesto de solidariedade teve resultado positivo e os objetos foram entregues, em sala de aula, no dia 24 de janeiro, em uma das turmas do professor Lucineudo Irineu, 33, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA). “Essas alunas não tinham com quem deixar as crianças. Por isso a gente resolveu, dentro de uma visão de humanização da pós-graduação, nessa ideia de trabalhar saúde e bem-estar na pós, um espaço que, infelizmente, tem se tornado motivo de adoecimento físico e emocional. Foi uma medida da coordenação e da secretaria. Não achávamos que ia ter repercussão”, revela.
O professor conta que, a princípio, se sentiu apreensivo quanto a reação dos demais alunos, ao comportamento das bebês e ao modo como a dinâmica da sala iria se adaptar. A turma, porém, acolheu completamente as mães e suas filhas.
“A gente imaginou que as bebês fossem se assustar, mas não. Elas ficam lá tranquilas, choram muito pouco. Quando acontece, a mãe amamenta, e, no intervalo, os amigos seguram a bebê enquanto a mãe come. A gente viu que se tornou uma grande rede de afeto para essas mães que poderiam vir a desistir do curso”.
Fonte: G1