Dos 151.493 inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba, 32.117 faltaram o primeiro dia de prova, que aconteceu neste domingo (4). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de faltosos representa 21,% do total de inscritos.
De acordo com os dados, a Paraíba teve o segundo menor percentual de faltas na região Nordeste. O número registrado no estado só foi maior do que o do Piauí, 18,5%. O maior índice de abstenções na região foi o do Ceará, 25,8%.
Nacionalmente, o Enem 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. Neste domingo, 1.374.430 participantes faltaram. O exame teve 5.513.749 inscrições confirmadas.
Outro número positivo foi o alto índice de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, que superou 89%. O maior percentual de acesso foi registrado na Paraíba,que ficou acima da média nacional, com 92,78%.
“O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.
Neste domingo, as provas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo (11), com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.
Fonte: G1PB