Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 142 estão desaparecidas depois de um acidente com um barco no lago Kivu, leste do Congo, informou nesta quinta (18) o presidente do país, Felix Tshisekedi, segundo a agência de notícias Reuters. Outras 37 foram resgatadas.
De acordo com declaração feita na quarta-feira por Tshisekedi, em seu Twitter, a piroga naufragou na segunda (15). A contagem inicial era de 150 pessoas desaparecidas.
“Expresso minha sincera compaixão às famílias que sofreram. Estou acompanhando a situação de perto para identificar e punir os responsáveis”, afirmou o presidente em sua conta no Twitter, de acordo com a agência.
Delphin Mbirimbi, um ativista local na província de Kivu do Sul, disse à Reuters que o barco, que partiu da província vizinha de Kivu do Norte, naufragou no lago perto do território de Kalehe.
Acidentes de barco mortais são comuns no Congo, um vasto país florestal que tem poucas estradas fora das principais cidades e onde os barcos são freqüentemente carregados além da capacidade, diz a Reuters.
Fonte: G1