
Aliado do PT, ele escreveu recentemente uma carta aberta ao presidente Lula apontando o isolamento político do presidente. Foi na ferida dos petistas e divulgado por bolsonaristas. Agora, Antônios Carlos de Almeida Castro, o Kakai, um dos mais badalados advogados criminalistas do Brasil, inverteu a provocação. Ele revelou durante entrevista à Rede TV que, pelas suas contas, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve pegar uma condenação de 28 anos de prisão pelo crime de tentativa de golpe e atentado ao estado democrático de Direito.
Ele prevê ainda que a condenação seja unânime entre os ministros da 1º Turma.
O Supremo Tribunal Federal começa a julgar a partir desta terça-feira, 25, Bolsonaro e mais sete denunciados pela Procuradoria Geral da República no inquérito que acusa o ex-presidente de conduzir uma tentativa de golpe de Estado.
Kakai aponta que o julgamento, além de unânime, deve ser rápido e que, “como líder e maior beneficiário do golpe”, Bolsonaro não pode ficar com pena menor do que alguns responsabilizados no 8 de janeiro. “Fiz um cálculo aproximado e Bolsonaro deve ser condenado a 28 anos. Se uma tiazinha do 8 de janeiro pegou 14, 17 anos, ele (Bolsonaro), o líder e maior beneficiado da trama, não pode ter pena menor ou igual aos demais”, declarou.
O advogado, que atua na advocacia criminalista há 40 anos, boa parte desse tempo junto ao STF, explicou ainda que as penas tem sido altas porque a legislação impõe penas maiores para os crimes de atentado ao estado democrático de direito. “Se são muito pesadas, precisa mexer na legislação. Não no julgamento”, disse.
Fonte: Blog do Luis Tôrres