
Nome do jogo na vitória do Manchester City por 8 a 0 sobre o Watford, Bernardo Silva está sendo mais falado por uma polêmica nas redes sociais do que pelos três gols marcados no passeio do time de Pep Guardiola. O português foi acusado de racismo pelo que ele acredita ter sido uma brincadeira com o companheiro de equipe, Benjamin Mendy.
Bernardo Silva postou no domingo uma imagem comparando uma foto do lateral francês quando era ainda uma criança com o mascote de uma marca de doces: “Adivinhem quem é”, escreveu. Mendy parece não ter se sentido ofendido e respondeu logo em seguida: “1 a 0 para você”, junto de emojis de risadas.
Pouco depois, no entanto, Bernardo Silva apagou a publicação por causa de acusações de racismo. E se queixou na mesma rede social:
– Não se pode mais brincar com um amigo nos dias de hoje. Vocês…
Denúncia na Federação
A “Kick It Out”, organização britânica criada em 1997 para combater o racismo em diversas áreas, incluindo o futebol, se manifestou com relação ao episódio e informou que uma denúncia foi encaminhada para a Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês). Confira o comunicado:
“Nós estamos extremamente desapontados depois de ver o tuíte postado por Bernardo Silva, deletado logo depois. Estereótipos racistas nunca são aceitos como “brincadeira”, estamos surpresos em saber que alguém que é exemplo para milhões de pessoas não consegue enxergar o conteúdo discriminatório dessa publicação.
A Federação Inglesa foi notificada, e nós acreditamos que uma ação deva ser tomada, incluindo o aprendizado obrigatório – que é vital para confrontar comportamentos ofensivos como esse”.
Fonte: Globo Esporte