As duas semifinais da Copa do Nordeste, marcadas para esta quinta-feira – uma delas no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e a outra na Arena Castelão, em Fortaleza, vão ser históricas. Sobretudo, após os 90 minutos ou, quem sabe, decisões por pênaltis. Do duelo entre Botafogo-PB e Náutico, vai sair pelo menos um finalista inédito da competição. Já no outro jogo, entre Fortaleza e Santa Cruz, o Leão do Pici joga para também chegar pela primeira vez na história em uma final de Nordestão. De qualquer maneira, a grande final do campeonato terá um confronto que nunca decidiu o título do campeonato.
Já são 16 edições do maior torneio regional do país. Em nenhuma delas, Belo, Leão ou Timbu conseguiu chegar à decisão. A competição deste ano, aliás, já é histórica para o Botafogo-PB, que chegou pela primeira vez em uma semifinal da Copa do Nordeste. A melhor colocação do time foi em 1998, quando alcançou o quarto lugar do Nordestão. Naquele ano, no entanto, não houve semifinal.
Já o Náutico acumula duas “medalhas de bronze” na história do campeonato. Em 2001, o Timbu caiu para o Sport, após derrota em um jogo único de semifinal. No ano seguinte, mais uma vez o Alvirrubro chegou às semifinais da competição, mas acabou sendo eliminado na fase anterior da final novamente, dessa vez para o Bahia, depois de empatar em Recife e perder em Salvador para o Tricolor de Aço.
O Fortaleza também já conquistou um terceiro lugar no torneio. Foi em 2013, quando acabou sendo eliminado pela então sensação do campeonato, o Campinense, que mais tarde se sagraria campeão nordestino.
Naquele ano, o Leão venceu em casa o primeiro jogo por 2 a 1, mas acabou perdendo por 1 a 0 em Campina Grande e sendo eliminado pelo critério do gol fora de casa. Para chegar à sua primeira final de Nordestão, o Fortaleza precisa desbancar um campeão da competição, o Santa Cruz, que levou a taça em 2016. O duelo dos tricolores acontece nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena Castelão, na capital do Ceará.
Na outra semifinal, a história registra equilíbrio entre duas equipes que ainda não levantaram a taça do torneio regional. Botafogo-PB e Náutico jamais chegaram a uma final do torneio e, nos confrontos entre os dois ao longo da história do campeonato, há um empate.
O Belo já venceu três vezes o rival pernambucano, enquanto que o Timbu já bateu o Alvinegro em outras três oportunidades. Foram registrados quatro empates entre as equipes no Nordestão. O 11º jogo entre os dois times na Copa do Nordeste também está marcado para esta quinta-feira e acontece no Estádio Almeidão a partir das 19h15.
Fonte: Globo Esporte