Uma moradora do Bairro Altiplano, que pediu para não ter o nome identificado, procurou na tarde desta terça-feira (11.06) a redação do Portal Liberdade PB.
Emocionada a senhora denunciou uma situação registrada naquela área residencial, cachorros de rua voltaram a ser envenenados.
O fato tem chamado à atenção e pode estar relacionado à quantidade desses animais perambulando pelas vias públicas, resultando em inúmeros transtornos.
Os cães circulam livremente formando bandos, alguns deles chegam a ameaçar a integridade física de transeuntes.
Independente de ser bairro ou centro não está existindo uma solução aparente e os riscos envolvem as zoonoses, acidentes com veículos e motocicletas causados pelos animais, mordeduras e demais agravos.
Mesmo com a recomendação do Ministério Público para que sejam adotadas providências o problema persiste sem qualquer solução.
Não se trata de situações isoladas. O veneno está sendo colocado na comida deixada em locais específicos.
Por todo o bairro, é possível ouvir casos sobre envenenamento de outros animais a exemplo de gatos, porém o alvo tem sido mesmo os cães.
No relato da senhora estão sendo encontrados, já mortos ou agonizando, sempre com os mesmos sintomas.
“A gente fica muito triste, uma pessoa que faz isso não tem coração”, lembrou a moradora acreditando ser possível retirá-los das ruas a partir da criação de um local adequado.
Segundo o Portal levantou junto à Delegacia de Polícia Civil local, envenenar animais é um crime ambiental.
“Está previsto no artigo 32 da lei de crimes ambientais que diz praticar abuso ou maus tratos a qualquer animal se configura o crime”.
Diante do exposto é feito um Boletim de Ocorrência e o infrator, caso identificado, é encaminhado para a delegacia para a instauração dos procedimentos vindo a responder penalmente pela conduta.
Marcelino Neto