A Copa do Nordeste de 2019 chega ao seu momento decisivo. Neste fim de semana, o primeiro mata-mata vai ser definido, o das quartas de final. E no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB recebe o CSA, às 18h, num confronto de invictos na competição até aqui. Nesta temporada, tanto as quartas de final quanto as semifinais vão ser disputadas em jogo único, com o time de melhor campanha na primeira fase tendo o direito de decidir em casa. Na capital paraibana, o Alvinegro é quem foi melhor no grupo, mas o Azulão não está nem aí para esse fato e quer a classificação.
Dono da segunda melhor campanha do Grupo B na primeira fase, o Botafogo-PB somou 18 pontos, os mesmos do líder Ceará, a vantagem do Vozão foi apenas no saldo de gols. Contudo, a invencibilidade foi mantida e chega ao mata-mata com um desempenho respeitável até aqui. Foram cinco vitórias e três empates. Além da Copa do Nordeste, o Belo está na semifinal do Campeonato Paraibano.
E se na primeira fase os clubes do Grupo A enfrentavam os do B, agora o desafio é dentro das chaves. O Belo, segundo colocado, encara o CSA, que foi o terceiro. Este, por sinal, vai ser o segundo confronto dos botafoguenses contra uma equipe de Série A do Campeonato Brasileiro neste edição da Copa do Nordeste. Na terceira rodada, o Alvinegro venceu o Fortaleza por 1 a 0 no Almeidão.
Visitante neste domingo, o CSA também fez uma campanha bem aceitável na primeira fase. O Azulão, comandado por Marcelo Cabo, acumula quatro vitórias e quatro empates, terminando o Grupo B com 16 pontos, na terceira colocação. O time alagoano iniciou o Nordestão como um dos favoritos e vai mantendo o posto até então.
Além do regional, o CSA também está firme na disputa pelo título do Campeonato Alagoano, onde vai encarar o rival CRB nas próximas semanas.
Uma curiosidade é que nem o Botafogo-PB muito menos o CSA venceram a Copa do Nordeste ao longo de sua história. A melhor colocação botafoguense foi em 1998, quando ficou em quarto. Já o Azulão ficou em terceiro na edição de 2010, sendo o melhor desempenho do time na competição.
Botafogo-PB – técnico: Evaristo Piza
O Botafogo-PB não possui jogador suspenso para a partida de domingo. E, para o jogo contra o CSA, recuperou o trio que se recuperava de lesão: o lateral-direito Israel, o meio-campista Marcos Vinícius e o atacante Dico. Desses, a tendência é que Marcos Vinicius volte ao time titular; Israel é banco; e Dico deve voltar como reserva, com Juninho mantido entre os 11 iniciais.
CSA – técnico: Marcelo Cabo
Assim como o Botafogo-PB, o CSA não possui jogador suspenso e deve entrar em campo com time completo para tentar a classificação fora de casa. O destaque vai para o lateral-direito Celsinho, que acabou de completar 100 jogos com a camisa do Azulão, participando da ascensão histórica da equipe, da Série D para a Série A do Campeonato Brasileiro.
A arbitragem vai ser comandada por Diego Pombo Lopez (BA), com Jucimar dos Santos Dias (BA) e Edevan de Oliveira Pereira (BA) como auxiliares. Gleydson Ferreira Leite (PE) vai ser o quarto árbitro.
Fonte: Globo Esporte PB