
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) está realizando a implantação de barreiras eletrônicas no perímetro urbano da cidade de Pombal.
A medida, segundo informou o responsável pelo serviço, leva em consideração: estatísticas de acidentes; trânsito de pedestres; geometria; potencial de risco e trecho urbano.
O processo de instalação dos radares objetiva o monitoramento nos referidos trechos da rodovia, oferecendo maior segurança e trafegabilidade.
De acordo com imagens captadas pela reportagem do Portal Liberdade PB, um dos locais que está recebendo os radares fica próximo ao semáforo.
O Dnit também está realizando a substituição de outros equipamentos similares existente nas BR 230 e 427 por radares fixos mais modernos.
A partir de agora os condutores de veículos precisam redobrar a atenção ao dirigir, principalmente levando em conta as multas aplicadas para aqueles que não obedecerem aos limites de velocidade.
Nós últimos dias várias denúncias vinham sendo registradas apontando uma série de situações no “farol”, principalmente paradas sobre a faixa de pedestre e avanço durante o sinal vermelho.
Os novos controladores não são de responsabilidade da STTRANS local, mas do órgão federal DNIT que está instalando também em outras cidades no sentido de melhorar a sinalização das rodovias no perímetro urbano.
Para boa parte da população o projeto é bem vindo, porém o que divide opiniões são os semáforos funcionando 24 horas.
Agora monitorado por câmeras nas imediações vai obrigar ao condutor tarde da noite ou durante a madrugada, quando não existe praticamente movimento de veículos, aguardar a abertura do sinal.
A situação implicará em iminente risco a segurança de quem passar ou parar no local, notadamente motociclistas.
Diante do exposto, seria prudente uma melhor avaliação e bom senso por parte do órgão responsável em nível municipal pela organização do trânsito.
Marcelino Neto