Nesta terça-feira (26) será realizada a eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Pombal (SINSEMP), para o triênio 2020/2022.
Duas chapas estão na disputa. A chapa 1 que tem como lema “Honestidade, trabalho e valorização do servidor”; formada por: Presidente-Nena, vice-presidente-Jakeline, tesoureira-Fatinha, diretor sindical-Juninho e secretária Lila.
Já a segunda chapa é formada por Aparecida Calado-presidente, Yannajara-vice-presidente, Marcicleide Assis–tesoureira, Marinilda-diretora e Anne Katherine-secretária e tem como lema “A voz do servidor”.
Na última sexta-feira (22) a chapa 1 participou do jornal Primeira Hora, da rádio Liberdade onde abordou as suas propostas. Nesta segunda-feira (25) foi a vez da chapa 2 participar do jornal, onde também expôs suas propostas.
A votação ocorrerá a partir dás 8h e segue até ás 17h, sem intervalo para o almoço; na sede do SINSEMP, na rua tabelião José Vieira de Queiroga (rua do fórum) nº 140. Para votar o eleitor precisa levar um documento com foto.
Confira as propostas dos candidatos:
Proposta da chapa 1:
- Honrar nosso compromisso com o servidor;
- Dar continuidade a construção da área de lazer;
- Inserir as novas categorias no Plano do servidor Municipal (1990) para que faça jus a ascensão funcional;
- Correção das disparidades existentes nos percentuais de insalubridade e isenção de novas categorias para ter acesso a esse benefício;
- Engajamento da diretoria e do sindicato em campanhas como bingos, rifas, e doações para auxiliar os servidores na construção de suas casas;
- Propor horário corrido para servidores com a carga horária de 40 horas no período de julho a dezembro para minimizar os malefícios da exposição solar;
- Redução da carga horária dos servidores de enfermagem, de 40h para 30h, conforme Lei 7498/1986;
- Incorporação das gratificações extraordinárias ao vencimento;
- Deflagrar luta pela isonomia salarial do assistente social, psicólogos, e demais categorias que se encontram na mesma situação;
- Apoiar junto aos profissionais de creche e Câmara Municipal o PCCR de monitores e auxiliares de monitores de creche, cuja proposta inicial já foi apresentada a categoria;
- Implantar patrulhamento dos direitos dos servidores, através de visitas periódicas aos locias de trabalho;
- Dar continuidade a luta jurídica pelo rateio ao precatório do FUNDEF;
- Continuar administrando com honestidade, transparência e eficiência as contribuições pagas pelos associados;
- Apresentação de propostas de projetos de lei através dos vereadores, contra assédio moral no serviço público municipal;
- Manutenção da realização de Baile do servidor.
Propostas da chapa 2:
- Respeitar o estatuto do SINSEMP
- Mobilizar odas as categorias e organizar ações, nos âmbitos político, jurídico e administrativo, para enfrentar problemas que as afetam diretamente: Desvalorização salarial, desestruturação da carreira, sobrecarga de trabalho e burocracia,condições de trabalho inadequadas, além de ameaças à autonomia individual e/ou coletiva.
- Retomar a agenda de reuniões atendendo a disponibilidade do servidor para se fazer presente.
- Administrar os recursos financeiros dos trabalhadores com transparência e responsabilidade.
- Aprimorar os eventos sociais como forma de ampliar a integração e a união dos trabalhadores, contribuindo para ação sindical.
- Aperfeiçoar a comunicação do sindicato com os filiados
- Estabelecer uma agenda de plantões/visitação nos diferentes setores; de acordo com a demanda para atender as necessidades dos filiados, aproximando a categoria do filiado.
- Ampliar os convênios do sindicato trazendo vantagens e benefícios aos filiados
- Retomar a discussão sobre a contribuição sindical, respeitando sempre a vontade do associado e a autonomia do sindicato.
- Concluir a construção da área de lazer do servidor que se encontra em andamento.
- Agilizar os trâmites necessários à escritura dos terrenos doados.
- Intensificar a luta para garantir o repasse do FUNDEF que continua na justiça sem previsão de solução.
- Lutar pela criação de leis que assegurem o adicional de insalubridade aos trabalhadores e trabalhadoras que se expõem a situação de risco à saúde.
- Defender a inclusão de cargos já existentes, mas não contemplados na lei orgânica do município, assegurando a ascensão funcional.
- Lutar pela implementação do PCCR das categorias que ainda não foram contempladas.
Liberdade PB